Cuidados devem ser tomados na hora da escolha de uma câmara frigorífica.

Deve-se observar alguns itens como:

MATERIAL ISOLANTE – Existem basicamente dois tipos de material para se fabricar um paínel de câmara frigorífica.
O Poliestireno(EPS), mais comumente chamado de isopor. O poliestireno é um material em desuso, pois sua estrutura tem uma densidade baixa e com o passar do tempo em baixas temperaturas ele acumula umidade, perde seu poder de isolante, ficando enxarcado e fazendo com que o compressor trabalhe mais tempo(consumindo mais energia).
O Poliuretano(PU) por ser um material mais denso(espaço entre moléculas pequeno) ele não absorve umidade, podem isolar ambientes com uma espessura de paínel menor que o EPS e com um aditivo em sua composição ficam resistentes a propagação do fogo.

A FORMA DE FABRICAÇÃO – Existem dois modos de se fazer uma câmara frigorífica.
Alvenaria – Esta forma consiste basicamente em se fixar placas do material isolante, seja ele o EPS ou PU, em uma parede e depois cobri-las com cimento e revesti-las com uma cerâmica ou azulejo. Os pontos ruins são que perde-se espaço de armazenamento, já que te que se ter uma parede e se for necessário ampliar ou mudar de local terá que se demolir a câmara.
Paineis Modulares – Os paineis modulares encaixam uns nos outros e não precisam de apoio para montar(paredes). Com isso ganhamos espaço de estocagem e a possibilidade de ampliação e relocação sem perda do material isolante.
INFORMAÇÕES PRECISAS – A pessoa que irá adquirir este produto deve passar informações o mais precisa possível ao fabricante para que não haja problemas no cálculo da carga térmica.
Rotatividade – De quanto e quanto tempo irá entrar com nova carga na câmara
Temperatura de Entrada – Qual a temperatura do produto que irá abastecer a câmara.
Temperatura de Saída – Câmara para congelamento ou resfriamento.
Qual o produto a ser estocado. Hortifruti, Laticínios, Peixes, Carnes, Bebidas. Lembrando que cada produto tem sua temperatura de conservação e uma má utilização desta poderá afetar na qualidade do sabor.

Fonte: PL Manutenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *